logo RCN

Programa Joinvasc de Joinville é destaque internacional na luta contra o AVC

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Reconhecimento na revista Veja e investimentos em novos equipamentos reforçam a importância do tratamento na cidade

O programa público de tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) de Joinville, conhecido como Joinvasc, ganhou reconhecimento internacional ao ser destacado em uma reportagem da revista Veja. O artigo ressalta que o programa, que já beneficiou mais de 12 mil pessoas, serviu de modelo para definição das políticas nacionais de AVC pelo Ministério da Saúde.

A matéria também destaca que o Joinvasc motivou a criação do programa de certificação da World Stroke Organization, que concedeu ao programa o reconhecimento máximo de centro avançado de AVC em 2021, sendo replicado em mais de 20 centros de tratamento na América Latina.

O coordenador do programa, o neurologista Alexandre Longo, enfatizou a importância do reconhecimento internacional para o Joinvasc, destacando seu papel como modelo para o Brasil e o mundo na oferta de tratamentos de alta qualidade, desde a prevenção até a reabilitação, especialmente por ser um serviço público.


Resultados

O Joinvasc, ao longo de quase 30 anos de atividade, acumula resultados expressivos na redução das taxas de incidência, mortalidade e incapacidade dos pacientes com AVC. Além disso, desempenha um papel crucial na coleta de indicadores assistenciais que monitoram a jornada do paciente desde a atenção primária, como no projeto FASUS (Fibrilação Atrial no Sistema Único de Saúde) que busca detectar precocemente uma arritmia cardíaca comum na população idosa, aumentando o risco de AVC grave.

O programa também contribui significativamente para a comunidade acadêmica ao fornecer um banco de dados epidemiológicos e genéticos único na América Latina, impulsionando publicações científicas de alto impacto.


Mais investimentos para o tratamento de AVC

Recentemente, a Prefeitura de Joinville investiu R$ 4,3 milhões em um novo angiógrafo para o Hospital Municipal São José, melhorando o atendimento na fase aguda do AVC. Essa aquisição, proveniente de uma emenda enviada pela senadora Ivete da Silveira, demonstra o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de tratamento de AVC na cidade.

O neurologista Alexandre Longo ressaltou a importância desse novo equipamento, enfatizando que a rapidez na realização do procedimento de recanalização das artérias cerebrais obstruídas é crucial para a sobrevivência e redução das sequelas dos pacientes.

O novo angiógrafo, aguardado para breve em Joinville, representa um avanço significativo no tratamento do AVC, enquanto o Hospital Municipal São José trabalha nas adequações técnicas para receber esse equipamento de última geração.

Ipreville busca nova sede para atender normas de acessibilidade Anterior

Ipreville busca nova sede para atender normas de acessibilidade

Mais de 30 bebês prematuros são retirados de hospitais em Gaza Próximo

Mais de 30 bebês prematuros são retirados de hospitais em Gaza

Deixe seu comentário